A Comissão apresentou o primeiro pacote de outono do Semestre Europeu desde que a reforma ambiciosa e abrangente do novo quadro de governação económica da UE entrou em vigor em abril de 2024. É um passo essencial para a realização dos objetivos da reforma e tornar o quadro mais simples, mais transparente e mais eficaz, com uma maior apropriação nacional.

O novo quadro apoia os Estados-Membros na consecução da estabilidade orçamental, do crescimento e da sustentabilidade orçamental, que são condições indispensáveis para que a UE conserve o seu poder económico no difícil contexto mundial de hoje em dia. Incentiva igualmente reformas e investimentos que lançarão as bases para a estabilidade económica a longo prazo e o crescimento sustentável. Em última análise, contribui para uma economia da UE mais resiliente, justa, competitiva e segura em benefício dos cidadãos.

A Comissão apresentará nas próximas semanas a segunda parte do pacote de outono do Semestre Europeu, incluindo a Estratégia Anual para o Crescimento Sustentável, a recomendação para a área do euro, o Relatório sobre o Mecanismo de Alerta e uma proposta de Relatório Conjunto sobre o Emprego.

Mais informações nesta notícia.