A Comissão Europeia atribuiu ao município do Fundão o prémio de Bronze pelos esforços envidados no sentido de reforçar a diversidade e a inclusão na sua comunidade.
Numa cerimónia de alto nível em Bruxelas, a Comissária para a Igualdade Helena Dalli, juntamente com a vice-presidente Věra Jourová e a representante do Comité das Regiões Kate Feeney anunciaram os vencedores da edição do Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade deste ano.
Nove autoridades locais de sete países partilharam os Prémios de Ouro, de Prata e de Bronze em três categorias.
O Fundão ganhou o Prémio de Bronze na categoria de autoridades locais com menos de 50 000 habitantes. O Fundão tem em curso algumas iniciativas muito importantes para os migrantes, contando com um centro de migração e mediadores interculturais. Outras iniciativas abordam questões de género com especial incidência na resposta à violência com base no género, juntamente com um leque de serviços sociais prestados a pessoas idosas.
O prémio de Ouro foi atribuído à Câmara Municipal de La Zarza em Espanha e o prémio de Prata à cidade de Lubin na Croácia.
A cidade espanhola de Terassa recebeu o Prémio de Ouro na categoria de autoridades locais com mais de 50 000 habitantes. Bruxelas ganhou o Prémio de Prata e a capital da Finlândia, Helsínquia, ganhou o Prémio de Bronze.
Na categoria especial «promover a igualdade das pessoas LGBTIQ», o prémio de Ouro foi atribuído à cidade polaca de Gdansk, o prémio de Prata ao Governo da Catalunha em Espanha e o prémio de Bronze à cidade italiana de Reggio Emilia.
A comissária Helena Dalli afirmou: «Hoje, celebramos as cidades europeias e as comunidades locais que promovem um sentimento de pertença e a partilha de valores comuns. Sempre que são elevadas como prioridade, a diversidade e a inclusão são também uma fonte de riqueza e inovação. Parabéns a todos os vencedores e candidatos que concorreram ao Prémio. A vossa dedicação, esforço e excelente trabalho são uma inspiração para os outros.»
Věra Jourová, vice-presidente da Comissão Europeia, que participou na cerimónia, afirmou: «Obrigada a todos os que se candidataram. Numa altura em que estão em risco décadas de progresso na proteção de alguns dos grupos mais vulneráveis das nossas sociedades, estas autoridades locais estão a ir mais além para proteger e promover a dignidade e a liberdade para todos nas suas comunidades. Ao celebrarmos os vencedores, somos lembrados da importância de tais iniciativas em prol dos valores que representam a nossa união, seja a que nível for.»
O Prémio das Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade marca o lançamento do Mês Europeu da Diversidade, que é celebrado anualmente e promove a sensibilização para a importância da diversidade e da inclusão no local de trabalho e nas nossas sociedades.
Sobre o Concurso #DiversityCapitals
O Prémio reconhece o trabalho realizado por cidades, vilas ou regiões da União Europeia para promover a inclusão e criar sociedades livres de discriminação.
O concurso é uma oportunidade para as autoridades locais mostrarem políticas e iniciativas que permitem criar espaços mais diversificados e inclusivos para os seus cidadãos.
Abrange iniciativas que promovem a diversidade e a inclusão em termos de sexo, origem racial ou étnica, religião ou crença, deficiência, idade e igualdade das pessoas LGBTIQ, bem como a interseccionalidade, ou seja, a relação interligada de diferentes formas de categorização social.
Leia a nossa contextualização para a comunicação social para saber mais sobre o Prémio e a forma como funciona.
Contacto para a comunicação social
Para questões de imprensa ou caso pretenda receber os nossos comunicados de imprensa sobre o Prémio, escreva-nos para: media@eudiversity2023.eu