A Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, através da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DRADR), realizou de 17 a 24 de Maio mais uma edição da Semana BioMadeira, sob o lema “Criar Oportunidades” e tendo como principal objetivo alertar para as vastas possibilidades que a Agricultura Biológica permite explorar e desenvolver.
A agricultura biológica é uma área da agricultura europeia que tem vivido um crescimento constante nos últimos anos assumindo-se como um fator fundamental de desenvolvimento sustentável que contribui significativamente para a manutenção da paisagem, para a preservação do ambiente e da biodiversidade, para a defesa da soberania alimentar e para o fornecimento de alimentos de qualidade, potencialmente mais nutritivos e saudáveis e é precisamente esta credibilização que pode gerar novas oportunidades.
O Europe Direct Madeira consciente da crescente importância deste setor não só a nível europeu como também a nível nacional e regional, juntou-se a esta iniciativa, mantendo presença contínua, com um stand no Largo da Restauração, em parceria com a Rede Eures.
O evento superou todas as expectativas ao registar uma grande afluência por parte do público, nomeadamente de jovens, crianças (de várias escolas), de estrangeiros e residentes, que aproveitaram para conhecer um pouco mais sobre a agricultura biológica praticada na Região.
No dia 24 de maio, no Seminário de encerramento do evento “Agricultura Biológica e Sustentabilidade – Utopia ou Imperativo Rumo a 2020?” o Europe Direct Madeira apresentou a sua primeira publicação intitulada “Agricultura Biológica, a Criar Oportunidades” que visa destacar a importância crescente deste sector, quer a nível Europeu, quer também a nível regional. Foram parceiros desta publicação a Associação Insular de Geografia, a Associação Orgânica e a Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais.
Aceda ao álbum completo desta iniciativa em: https://www.flickr.com/photos/europedirectmadeira/sets/72157637307223426/