Elisa Ferreira, comissária da Coesão e Reformas, desloca-se na próxima semana à Alemanha para debater o impacto dos fundos da política de coesão no terreno e o futuro desta política europeia, visitando vários projetos financiados pela UE.
Na segunda-feira, Elisa Ferreira terá reuniões bilaterais com Robert Habeck, vice-chanceler e ministro federal dos Assuntos Económicos e da Proteção do Clima, e com Jörg Kuthe, secretário de estado dos Assuntos Europeus da Chancelaria Federal. Proferirá um discurso no parlamento alemão, no qual abordará o contributo da política de coesão para a redução das disparidades económicas, sociais e territoriais na Alemanha e na UE e como a mesma tem sido um fator essencial do crescimento económico.
Na terça-feira, Elisa Ferreira estará na Saxónia para visitar a central elétrica da LEAG, em Boxberg, e reunir-se-á com Martin Dulig, ministro da Economia, e com Thomas Schmidt, ministro do Desenvolvimento Regional da Saxónia. A LEAG é uma das empresas mais importantes do setor da energia, com atividade nos territórios de lenhite da Lusácia e da Alemanha Central. É uma das principais beneficiárias do Fundo para uma Transição Justa (FTJ) para investimentos na produção e no armazenamento de hidrogénio verde. A região da Saxónia beneficia de 645 milhões de EUR de fundos do FTJ para impulsionar a transição justa da região para uma economia com impacto neutro no clima.
Durante a tarde, a comissária visitará vários projetos de investigação no grupo de projetos SEMECO, no Centro Nacional de Doenças Oncológicas e no Centro Universitário para o Cancro, em Dresden, que receberam apoio dos fundos da política de coesão.
Durante a viagem de dois dias à Alemanha, Elisa Ferreira realizará três contactos com a imprensa:segunda-feira, às 13h30 CEST, no parlamento alemão, com Anton Hofreiter, presidente da Comissão dos Assuntos da UE; terça-feira, às 12h00 CEST, nas instalações da central da LEAG em Boxberg, com os ministros Dulig e Schmidt, no qual anunciarão o apoio do FTJ a projetos de energia verde; e às 16h30 CEST no Centro Nacional de Doenças Oncológicas/Centro Universitário para o Cancro, em Dresden, com o ministro Dulig.
Para questões ou pedidos pede-se aos jornalistas interessados que contactem a equipa de assessoria de imprensa da Comissária Elisa Ferreira (Isabel.ARRIAGA-E-CUNHA@ec.europa.eu).