A Comissão Europeia deu início a uma investigação formal contra a plataforma X, ao abrigo do Regulamento dos Serviços Digitais (DSA, sigla em inglês). Paralelamente, a Comissão alargou a investigação aberta em dezembro de 2023 e ainda em curso respeitante ao cumprimento pela plataforma X das suas obrigações de gestão dos riscos dos sistemas de recomendação.

A nova investigação visa averiguar se a empresa identificou devidamente e atenuou os riscos associados à implantação das funcionalidades da ferramenta Grok na plataforma X. Em foco estão os riscos relacionados com a difusão de conteúdos ilegais na União Europeia, como imagens sexualmente explícitas manipuladas, incluindo conteúdos que possam constituir material com imagens de abusos sexuais de crianças.

Estes riscos parecem ter-se materializado, expondo os cidadãos da União Europeia a danos graves. À luz do que precede, a Comissão Europeia continuará a investigar se a plataforma X cumpre as suas obrigações decorrentes do Regulamento dos Serviços Digitais.

Estão disponíveis mais informações no comunicado de imprensa.