A União Europeia e os seus Estados-Membros continuaram a ser o principal doador mundial de ajuda em 2013, segundo a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Económicos (OCDE), proporcionando mais de metade da ajuda pública ao desenvolvimento (APD). Os dados publicados revelam que, após dois anos consecutivos de declínio, a APD concedida pela UE no seu conjunto (instituições e Estados-Membros) aumentou, passando de 55,3 mil milhões de euros em 2012 para 56,5 mil milhões em 2013. A APD coletiva da UE continuou a representar 0,43 % do rendimento nacional bruto (RNB) da União, mantendo o mesmo nível do ano precedente.
Em 2005, os Estados-Membros da UE comprometeram-se a aumentar a APD para 0,7 % do RNB da União até 2015. Em junho de 2013, o Conselho Europeu confirmou que o respeito por esse compromisso continuava a constituir uma importante prioridade para os Estados-Membros, no âmbito do apoio à consecução dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) das Nações Unidas.
Dez Estados-Membros aumentaram e oito mantiveram os seus níveis de APD/RNB, enquanto 10 reduziram o seu esforço. O Reino Unido atingiu 0,72%, ultrapassando pela primeira vez a meta de 0,7 %.
Para mais informações: http://europa.eu/rapid/press-release_IP-14-388_pt.htm