O Conselho Europeu de Investigação (CEI) selecionou um consórcio de organizações para uma subvenção de 1,5 milhões de EUR para criar um programa de residência para jornalistas científicos em instituições de investigação de toda a Europa.
O consórcio inclui a Universidade NOVA de Lisboa (Portugal), o Centro de Ética para as Ciências e o Jornalismo (Itália), a Universidade de Pompeu Fabra (Espanha) e a Enspire Science (Israel), que coordenam o projeto.
O projeto «FRONTIERS», que ganhou um convite público à apresentação de propostas, deverá decorrer de 2023 a 2027. Até 40 jornalistas científicos terão a oportunidade de passar 3 a 5 meses com equipas de investigação, bem como de aprender e trabalhar em projetos de relato aprofundado. O projeto ajudará os jornalistas a mergulharem no ambiente de investigação e a interagirem com cientistas e investigadores. As universidades e os centros de investigação que realizam investigação exploratória em qualquer domínio do conhecimento poderão participar no programa.
Mais informações disponíveis aqui.