A Comissão Europeia adotou hoje uma Comunicação sobre a União Europeia da Saúde, que destaca os progressos alcançados na política de saúde da UE nos últimos quatro anos, em benefício dos cidadãos da UE e de todo o mundo.
O início deste mandato foi marcado pela maior pandemia no espaço de um século, que causou sofrimento humano à escala mundial e testou os sistemas de saúde pública até ao limite. No entanto, a pandemia de COVID-19 também demonstrou o que é possível alcançar com a solidariedade, a colaboração e as medidas decisivas da UE. Graças à Estratégia da UE para as Vacinas, todos os cidadãos da UE tiveram acesso a vacinas contra a COVID-19 ao mesmo tempo, nas mesmas condições. A estratégia contribuiu para travar a propagação do vírus e salvar milhões de vidas. O Certificado Digital COVID da UE permitiu que as economias e as sociedades reabrissem em segurança, ao passo que o SURE ajudou mais de 31 milhões de trabalhadores a superar o impacto económico.
Uma vez que as pandemias não têm fronteiras, a nossa cooperação e solidariedade também se estenderam por todo o mundo. Através da nossa abordagem da Equipa Europa, a UE tornou-se o maior doador de vacinas através do COVAX e disponibilizou quase 54 mil milhões de euros em apoio de emergência aos países parceiros.
Mais informações no comunicado de imprensa e em sete fichas informativas, uma por cada tópico.
Está disponível a conferência de imprensa do vice-presidente Margaritis Schinas e da comissária Stella Kyriakides.