A presidente Ursula von der Leyen encontrou-se com a primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas, e com o secretário-geral da NATO, Jens Stoltelberg, em Tallin, capital da Estónia, para assinalar o primeiro ano desde que a Rússia iniciou uma guerra não provocada e ilegal contra a Ucrânia.
Durante a conferência de imprensa conjunta realizada após a reunião, a presidente Ursula von der Leyen reiterou uma vez mais o pleno compromisso da UE para com a Ucrânia. Fez o balanço de todas as medidas tomadas pela UE para apoiar o povo ucraniano e fazer com que a Rússia pagasse as suas ações. Entre estas medidas incluem-se a aprovação e a aplicação de sanções sem precedentes contra a Rússia; apoio financeiro à economia ucraniana; o acolhimento de ucranianos que fogem da guerra; a concessão à Ucrânia do estatuto de país candidato à UE; a sua inclusão em muitos dos programas da UE; apoio humanitário e de proteção civil, entre outros.
As declarações da presidente na conferência de imprensa estão disponíveis aqui e podem ser novamente vistas aqui.
Mais informações no sítio Web dedicado à Solidariedade da UE com a Ucrânia e nas fichas informativas sobre a solidariedade para com a Ucrânia, as sanções da UE contra a Rússia e a proteção temporária dos ucranianos.