Uma resposta unida da UE à agressão da Rússia contra a Ucrânia.
Ucrânia: UE chega a acordo para excluir principais bancos russos da SWIFT
A União Europeia acordou hoje em excluir principais bancos russos do sistema SWIFT, o sistema de comunicações financeiras dominante do mundo. Esta medida impedirá estes bancos de realizarem as suas transações financeiras em todo o mundo de forma rápida e eficiente. A decisão de hoje foi estreitamente coordenada com os parceiros internacionais da UE, como os Estados Unidos e o Reino Unido. Mais informações no comunicado de imprensa, na publicação no Jornal Oficial da União Europeia e nas perguntas mais frequentes sobre as medidas restritivas. Acompanhem as ações nas várias áreas na página dedicada à solidariedade da UE para com a Ucrânia.
Ucrânia: sanções contra a Russia Today e a Sputnik
A União Europeia adotou sanções contra Rússia Today e Sputnik em toda a UE no âmbito da luta contra desinformação e manipulação de informação do Kremlin. Mais informações no comunicado de imprensa.
Ucrânia: UE coordena mais ajuda de emergência à Ucrânia e aos países vizinhos
À luz do agravamento da situação humanitária na Ucrânia e de centenas de milhares de pessoas que fogem para os países vizinhos por razões de segurança, a Comissão Europeia continua a coordenar a ajuda de emergência através do Mecanismo de Proteção Civil da UE. 26 países europeus, incluindo recentemente a Bulgária, a Chéquia, a Estónia, o Luxemburgo, a Noruega e Portugal, já ofereceram apoio como kits de assistência médica, medicamentos, sacos de dormir e geradores. Os comissários Johansson e Lenarčič visitarão hoje uma fronteira entre a Polónia e a Ucrânia. Amanhã, o Comissário Lenarčič deslocar-se-á à Moldávia.