O Europe Direct Madeira e o Europe Direct Açores, em parceria com o Centro de Informação Europa Criativa irão promover três sessões informativas online no âmbito do programa Europa Criativa 2021-2027. O Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio exclusivo aos sectores cultural e criativo. O novo ciclo decorre entre 2021-2027 com um enquadramento financeiro na ordem dos 2.44 mil milhões de Euros, um aumento de cerca de 50% face ao ciclo anterior. Trata-se de um programa de cofinanciamento a fundo perdido, sem quotas por países, no qual impera a competição direta entre projetos.
Neste sentido, pretende-se promover durante o mês de março três sessões onde serão abordadas as oportunidades de financiamento das três Vertentes do programa:
– 10 de março – a Vertente Cultura, que abrange todos os sectores da cultura e da criação (com exceção dos sectores audiovisual e cinematográfico);
A quem pode interessar: Festivais de Literatura, Música, Artes Performativas, Artesanato, Design, Arquitectura, Light art…., Espaços de Programação cultural, Residências artísticas, Estruturas de criação artística, Associações culturais, Universidades, Câmaras Municipais, Cooperativas, Colectivos artísticos, entre outros.
– 18 de março – Apoio aos órgãos noticiosos: uma das principais novidades deste ciclo do programa que pretende contribuir para um ambiente mediático diversificado, independente e pluralista;
A quem pode interessar: Rádio, Televisão, Imprensa Escrita, Imprensa online, Podcasts, Jornalismo de dados.
– 31 de março – a Vertente MEDIA, que abrange os sectores audiovisual e cinematográfico.
A quem pode interessar: Câmaras Municipais, Cineclubes, Cineteatros, Plataformas digitais de streaming, Produtores de audiovisual, Distribuidores de cinema, Exibidores e Salas de cinema e cineteatros, Associações do sector, Festivais de cinema, Universidades e Estudantes de cinema.
Em cada sessão serão abordados os pressupostos das linhas de financiamento, critérios e elegibilidade/ e avaliação e exemplos de projetos apoiados.Tratando-se de uma iniciativa dirigida especificamente para os agentes culturais da Madeira e Açores, estas sessões farão por enquadrar sempre que possível o contexto insular.
Estas sessões dirigem-se, sobretudo, aos agentes culturais e às respetivas estruturas/entidades que pretendem alavancar a sua estratégia de internacionalização.
O evento é gratuito, mas sujeito a inscrição, aqui.