A Escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva, através do seu Clube Europeu, organizou na manhã de ontem, dia 8 de maio, uma palestra alusiva à Semana da Europa, abordando temáticas de interesse para os jovens alunos e relacionadas com a União Europeia (UE), de que são exemplos a mobilidade e a participação cívica. Além dos professores coordenadores do Clube Europeu, António Gomes e Nuno Gonçalves, o evento contou com a presença de um painel de oradores, constituído por Sara Cerdas, deputada ao Parlamento Europeu, Marco Teles, coordenador do Europe Direct Madeira, Paulo Sousa, diretor de marketing do The Views Hotels e Rubina Santana, psicóloga a exercer funções na escola anfitriã.

Foram apresentados nesta sessão os resultados provenientes de um inquérito por questionário que foi aplicado aos alunos do ensino secundário desta escola, no âmbito precisamente desta palestra e que visou apurar o grau de conhecimento dos alunos em relação à UE e suas instituições, descrever as principais tendências das perspetivas de futuro dos alunos em relação aos estudos/mobilidade, assim como em relação ao exercício do direito de voto.

Marco Teles, coordenador do Europe Direct Madeira, enunciou a importância do envolvimento de todos no projeto europeu, numa lógica de democracia participativa, apelando, igualmente, aos jovens alunos a sua atenção e participação cívica nos atos eleitorais que se avizinham, de forma a evitar também movimentos extremistas que colocam em risco a credibilidade do projeto da UE. Por outro lado, elencou alguns programas da UE, nomeadamente o programa Erasmus+, que permite que os jovens estudem, estagiem ou façam voluntariado em qualquer país da União Europeia.