A terceira e última sessão do painel de cidadãos europeus sobre «Combater o ódio na sociedade» decorre entre 17 e 19 de maio, em Bruxelas. Desde abril, 150 cidadãos, selecionados aleatoriamente, dos 27 Estados-Membros têm reunido para debater as causas profundas do ódio e a forma de o combater, bem como a forma de construir pontes para chegar aos grupos e comunidades marginalizadas.
Os trabalhos do painel vêm na sequência da Comunicação de 2023 «Não ao ódio: uma Europa unida contra o ódio», que apelou à criação de um espaço pan-europeu para debater a forma de passar do ódio ao usufruto de valores comuns de igualdade, de respeito pelos direitos humanos e de dignidade. As recomendações finais do painel serão apresentadas no dia 19 de maio e contribuirão para os futuros trabalhos da Comissão em matéria de luta contra o discurso de ódio e os crimes de ódio.
As sessões plenárias de sexta-feira à tarde e de domingo de manhã serão transmitidas em direto aqui. Os jornalistas que desejem acompanhar os painéis em Bruxelas, nas instalações da Comissão podem contactar a organização através do endereço COMM-CITIZENS-PANELS@ec.europa.eu.
Além disso, a Plataforma de Participação dos Cidadãos, um fórum de debate digital, está aberta a contributos do público em geral sobre a luta contra o ódio na sociedade. Os contributos inseridos na plataforma vão ser tidos em conta nas deliberações do painel, assim como nos trabalhos futuros da Comissão neste domínio. Mais informações sobre o painel de cidadãos europeus «Combater o ódio na sociedade» aqui.