Seis universidades portuguesas [Lisboa, Minho, Beira Interior, Aveiro, Coimbra e Évora] associaram-se para lançar o desafio de reunir um conjunto de contributos dos jovens universitários portugueses que traduzam a sua visão e expectativas sobre a evolução da União Europeia. Com o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal e do Gabinete do Parlamento Europeu, os melhores contributos serão apresentados à Conferência sobre o Futuro da Europa e em futuras iniciativas promovidas pelas instituições europeias.
Ao longo de três meses, entre Março e Maio de 2022, serão realizadas seis conferências, uma por universidade participante, em torno das quais se desenvolvem workshops, com a participação de grupos de estudantes universitários. Os estudantes participarão num concurso em que apresentaram “position papers” sobre os temas das Conferências. Os 30 finalistas serão convidados pela Comissão Europeia a visitar Bruxelas, onde poderão debater estes e outros temas com funcionários das instituições europeias.
O primeiro workshop/conferência será dedicado à Autonomia Estratégica da União Europeia, envolvendo a discussão de temas relacionados com a Geopolítica da Energia, os Desafios ao Multilateralismo, o Smart Power da UE, as Estratégias de Conectividade ou a Política de Vizinhança. As inscrições estão abertas até 25/02 aqui.
O futuro da construção europeia será o que os europeus quiserem. Os mais jovens, em particular, são os principais destinatários dessa construção, pelo que a participação é vital.
Não esqueças, a próxima geração, és TU!
1ª CONFERÊNCIA/WORKSHOP – EUROPA MAIS FORTE: A UE NO MUNDO – ISCSP, 10 DE MARÇO DE 2022
Período de candidaturas para o Workshop sobre “A Autonomia Estratégica da UE”: 15 a 25 de fevereiro
Divulgação dos grupos selecionados: 28 de fevereiro
Sessões do workshop: 7 e 9 de março, 14h30
Conferência no ISCSP: 10 de março
Envio da versão final do “position paper”: 25 de março
Anúncio dos resultados: junho
Agenda do ciclo de debates:
Uma Europa Mais Forte – Política Externa (Março) Lisboa
Uma Europa Mais Forte – Políticas de coesão (Março) Minho
Uma Europa mais Saudável (Abril) Aveiro
Uma Europa mais Verde (Abril) Beira Interior
Uma Europa mais Digital (Maio) Coimbra
Uma Europa mais Inclusiva (Maio) Évora