Tal como anunciado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em 27 de maio de 2020, a Comissão propõe um novo Instrumento de Apoio à Solvabilidade para impulsionar a economia europeia e superar as graves consequências socioeconómicas da pandemia de coronavírus.
O Instrumento de Apoio à Solvabilidade, que se baseia no atual Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, mobilizará recursos privados para apoiar urgentemente empresas europeias economicamente viáveis nos setores, regiões e países mais afetados economicamente pela pandemia de coronavírus.
O Instrumento de Apoio à Solvabilidade é um instrumento temporário de crise. Ajudará as empresas que à partida eram viáveis a fazer face à tormenta, a proteger o mercado único e a reforçar a coesão em toda a União, com destaque para as empresas dos Estados-Membros em que os apoios prestados a nível nacional são mais limitados.
Pode ficar operacional já em 2020 e terá um orçamento de 31 mil milhões de euros, com o objetivo de desbloquear 300 mil milhões de euros em apoio à solvabilidade das empresas de todos os setores económicos e prepará-las para um futuro mais limpo, digital e resiliente.
Ligações úteis:
- Comunicado de impresa – 27 de maio de 2020
- Nota informativa: Instrumento de Apoio à Solvabilidade – Perguntas e respostas
- Ficha informativa: Um Instrumento de Apoio à Solvabilidade para impulsionar a economia europeia
- Orçamento de longo prazo da UE para 2021-2027: Proposta da Comissão – maio de 2020