O Instituto Europeu para a Igualdade de Género publicou a edição 2019 do seu Índice de Igualdade de Género. Esta nova edição mostra que os progressos no sentido de uma igualdade efetiva são muito lentos, apesar das realizações da última década e das medidas tomadas pela Comissão ao longo do seu mandato.

De acordo com o índice, a pontuação da União Europeia em matéria de igualdade de género aumentou um ponto em comparação com a edição de 2017, atingindo 67,4 pontos.  O índice mede a igualdade entre homens e mulheres nos Estados-Membros da União Europeia e destaca os domínios em que são necessários progressos.

Com 59,9 dos 100 pontos, Portugal ocupa a 16ª posição na UE no Índice de Igualdade de Género. A pontuação do país é de 7,5 pontos menor que a pontuação da UE. Entre 2005 e 2017, a pontuação de Portugal aumentou 10 pontos (+ 3,9 pontos desde 2015) e está progredindo em direção à igualdade de género mais rapidamente do que outros Estados-Membros da EU, o ranking do nosso país melhorou sete lugares desde 2005.

Consulte o Índice de Igualdade de Género