A Comissão Europeia associa-se à celebração, hoje, do Dia Internacional contra a Homofobia, a Bifobia, a Transfobia e a Interfobia, que sensibiliza para a discriminação e a violência que as pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgénero, não binárias, intersexuais e queer (LGBTIQ) continuam a enfrentar.

Içámos hoje a bandeira arco-íris na sede da Comissão Europeia em Bruxelas e em todos os edifícios da Comissão na Europa, como símbolo da nossa luta contra o ódio e a discriminação.

Em abril de 2023, a Comissão Europeia publicou um relatório sobre a aplicação da sua Estratégia para a Igualdade de Tratamento das Pessoas LGBTIQ 2020-2025, que avalia os progressos alcançados até à data.

O relatório mostra que a estratégia contribuiu para aumentar o interesse dos Estados-Membros da UE em relação às políticas de igualdade de tratamento das pessoas LGBTIQ, criando novos fóruns de diálogo, e ajudou a integrar as questões de igualdade de tratamento das pessoas LGBTIQ nas políticas, na legislação e nos programas de financiamento da UE.

Mais de 100 projetos destinados a promover a igualdade das pessoas LGBTIQ receberam financiamento da UE ao abrigo do programa Erasmus+, do Corpo Europeu de Solidariedade e do Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores.