O Fundo Europeu de Investimento (FEI) e o Millennium BCP (BCP) assinaram um acordo de garantia de 405 milhões de euros apoiado pelo InvestEU a favor de investimentosemPortugal nos domínios prioritários da UE.

Os projetos que poderão beneficiar do novo financiamento disponibilizado ao abrigo deste acordo incluem a sustentabilidade, a inovação e a digitalização, o empreendedorismo social e o microfinanciamento, os setores cultural e criativo, as competências e a educação, bem como a competitividade.

As linhas de crédito disponíveis incluem 175 milhões de euros destinados ao reforço da competitividade das empresas portuguesas, 71 milhões de euros para apoiar o financiamento de projetos sustentáveis e 54 milhões de euros para os setores cultural e criativo.

O Millennium BCP também vai proporcionar serviços de aconselhamento gratuitos para apoiar os empresários e as microempresas, começando pela implantação estratégica das suas empresas.

Paolo Gentiloni, comissário da Economia, declarou: «O programa InvestEU desempenha um papel crucial para ajudar as PME na Europa a serem excelentes em matéria de inovação, digitalização e sustentabilidade. Congratulo-me com o facto de, com o apoio deste novo acordo, mais pequenas empresas portuguesas poderem receber os fundos necessários para prosperar e realizar todo o seu potencial. Desta forma, poderão crescer e promover as suas transições ecológica e digital, criando simultaneamente mais postos de trabalho na economia.»

programa InvestEU proporciona à UE financiamento a longo prazo, mobilizando fundos públicos e privados para apoiar as prioridades estratégicas da UE. No âmbito do programa, o Fundo InvestEU é executado através de parceiros financeiros que investem em projetos utilizando a garantia do orçamento da UE, mobilizando, pelo menos, 372 mil milhões de euros em investimentos adicionais.

Mais informações no comunicado de imprensa.