De acordo com o último inquérito Eurobarómetro da Comissão Europeia, o apoio público ao euro continua a ser muito forte.

O inquérito conclui que 79% dos inquiridos consideram que ter o euro é uma coisa positiva para a UE e 69% consideram que é uma coisa positiva para o seu próprio país – percentagens idênticas às dos portugueses inquiridos, 78% e 69% respetivamente.

Além disso, os resultados mostram um elevado nível de apoio ao Mecanismo de Recuperação e Resiliência, o instrumento no cerne do NextGenerationEU.

Uma grande maioria dos europeus inquiridos (70%) e portugueses (69%) apoia a ideia de um plano de recuperação que apoie todos os Estados-Membros, desde que realizem reformas e investimentos ecológicos, digitais e sociais.

O inquérito procurou igualmente recolher as opiniões dos cidadãos sobre questões relacionadas com as moedas e notas de euro. Concluiu que 66% dos inquiridos são a favor da abolição das moedas de 1 e 2 cêntimos, refletindo um nível elevado e estável de apoio, maioritário em todos os países da área do euro.

Os resultados completos do inquérito Eurobarómetro estão disponíveis neste sítio Web e os dados relativos a Portugal aqui.