A Comissão publicou hoje um Eurobarómetro sobre Juventude e a Democracia, revelando as primeiras estimativas segundo as quais 64 % dos jovens declaram que tencionam votar nas eleições europeias que se realizam a 9 de junho, em Portugal. As percentagens mais elevadas de intenção de voto entre os jovens registaram-se na Roménia (78 %) e em Portugal (77 %). Contudo, embora 38 %, a nível europeu, tenham indicado que o voto é a ação mais eficaz para fazer ouvir a sua voz, cerca de 19 % afirmaram não estar interessados na política e 13 % não estavam interessados em votar.
O inquérito revelou que muitos jovens estão ativos e empenhados: 64 % afirmaram ter participado nas atividades de uma ou mais organizações nos últimos 12 meses. Além disso, 48 % comunicaram que tinham tomado medidas para mudar a sociedade através da assinatura de uma petição, da participação numa manifestação ou do envio de uma carta a um político.
Por último, o inquérito revela que os jovens continuam a ter uma visão europeia. Mais de 43 % participaram numa atividade noutro país da UE. Exemplos típicos são o estudo ou a formação (16 %), o voluntariado (12 %) ou o trabalho (12 %). Quase metade dos jovens inquiridos (49 %) afirmam conhecer as oportunidades de financiamento oferecidas pelo Erasmus +, o programa da UE para a educação, a formação, a juventude e o desporto. Além disso, 67 % dos jovens consideram que a UE tem um impacto, pelo menos em certa medida, na sua vida quotidiana, enquanto 26 % acham o contrário e 7 % não sabem.
Mais informações no comunicado de imprensa.