Esta quinta-feira foi conhecida a lista de vencedores do Juvenes Translatores, o concurso de tradução da União Europeia que, este ano, desafiou mais de 3000 estudantes de 17 anos, de 716 escolas europeias.
Beatriz Henriques, aluna da Escola Secundária de Maximinos, em Braga, sagrou-se vencedora portuguesa, ao aceitar o desafio de traduzir um texto entre duas das 24 línguas oficiais da União Europeia, uma experiência que pode motivar os jovens participantes a aprofundar a sua aprendizagem nesta área.
Embora o inglês ocupe um lugar de destaque, as 155 combinações linguísticas escolhidas pelos alunos também incluíram pares menos convencionais, como búlgaro-grego, dinamarquês-checo e irlandês-espanhol.
A avaliação das traduções foi realizada por tradutores da Comissão Europeia, que selecionaram os 27 vencedores, um por Estado-Membro. Paralelamente, 186 alunos que se distinguiram pelas suas traduções excecionais foram galardoados com menções honrosas. Em Portugal, foram distinguidos quatro alunos num total de 86 participantes a nível nacional.
Mais informações nesta notícia.
