Amanhã, 11 de fevereiro, assinala o Dia Europeu do 112, que é dedicado à sensibilização para o número único de emergência 112 da UE e ao reconhecimento do trabalho de todos aqueles que contribuem para os serviços de emergência. Em caso de situação de emergência, os cidadãos podem contactar os serviços nacionais de emergência a partir de qualquer ponto da UE, marcando o mesmo número — 112. O progresso tecnológico permite um acesso melhor e mais eficiente à ajuda em situações de emergência. Em dezembro de 2022, a Comissão propôs novas medidas para melhorar o acesso aos serviços de emergência em toda a UE. Estas regras instam os Estados-Membros a melhorarem os pontos nacionais de atendimento das chamadas de emergência com os mais modernos desenvolvimentos tecnológicos e a melhorarem a informação sobre a localização da pessoa que efetua a chamada, a acessibilidade dos utilizadores portadores de deficiência e o encaminhamento das comunicações de emergência para os serviços mais adequados. Apela igualmente aos Estados-Membros para que cooperem com a Comissão a fim de identificar requisitos comuns de interoperabilidade para as aplicações de comunicação de emergência. As regras propostas foram transmitidas ao Parlamento Europeu e ao Conselho, que dispõem de um período mínimo de exame de dois meses, após o qual as regras entrarão em vigor. A Comissão continua a acompanhar de perto a implementação do número de emergência 112 nos Estados-Membros, através de relatórios periódicos. De acordo com o último relatório, em 2021 as chamadas para o número único europeu de emergência 112 representaram 56 % de todas as chamadas de emergência. Globalmente, as chamadas para o 112 aumentaram 3 % em comparação com 2019, elevando-se a 153 milhões. Ao mesmo tempo, o número total de chamadas de emergência, incluindo para os números de emergência nacionais, nos casos em que estes ainda estão a ser utilizados, manteve-se estável em 270 milhões. Estão disponíveis neste sítio Web mais informações sobre o 112.