A Comissão publica hoje os relatórios da Google, Facebook, Microsoft, TikTok e Twitter sobre as medidas tomadas em novembro e dezembro de 2021 contra a desinformação sobre o coronavírus, enquanto signatários do Código de Conduta sobre Desinformação.
A TikTok informou que os vídeos com a etiqueta «vacina» aplicada nos seus canais na Europa triplicaram, de 90 000 em outubro para 266 000 em dezembro. A Google atualizou os painéis de pesquisa sobre a vacinação contra a COVID-19 disponíveis nos 27 países e começa a incluir informações relacionadas com a vacinação pediátrica. O Facebook eliminou uma rede de desinformação e assédio dirigida contra os profissionais de saúde, jornalistas e políticos geridos por um movimento de conspiração antivacinas. A Microsoft permitiu alguma publicidade sobre vacinas por parte de autoridades públicas no âmbito das suas políticas atualizadas, o que gerou cerca de 733 000 impressões na UE entre novembro e dezembro. O Twitter comunicou uma atualização dos rótulos aplicados aos tweets enganadores relacionados com a COVID-19 e as vacinas, a fim de facilitar a sua deteção. Estão em curso discussões para reforçar o Código de Conduta. O novo código, baseado nas orientações publicadas em junho, deverá ser apresentado até ao final de março.