O seminário internacional “Redes Culturais num mundo em mudança. O que são e para que servem?”, realizado esta quarta-feira, em Santa Maria da Feira, reuniu algumas das principais entidades e figuras do panorama cultural nacional e europeu para uma reflexão profunda sobre o papel das redes culturais europeias no contexto atual.

Durante o seminário, foram debatidos temas como o contributo da cultura para o desenvolvimento territorial, a resiliência democrática das redes face à polarização social, e os instrumentos europeus de apoio ao setor. Destaque ainda, para o envolvimento de representantes de redes culturais nacionais, que partilharam os seus desafios e as formas de colaboração institucional no setor.

Glenn Micallef, Comissário Europeu para a Equidade Intergeracional, Juventude, Cultura e Desporto, apresentou o ponto de situação da Bússola da Cultura para a Europa — um quadro estratégico abrangente para a política cultural da UE e uma visão ambiciosa para afirmar a cultura como alicerce da democracia e motor de transformações sustentáveis.

Mais informações nesta notícia.