Na conferência anual sobre o Instrumento de Assistência Técnica, hoje realizada, intitulada «Administração pública preparada para o futuro e adaptável à mudança», a comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, lançou o novo ciclo anual de projetos de reforma que os Estados-Membros podem apresentar até ao final de outubro de 2023 ao abrigo do Instrumento de Assistência Técnica (IAT).
Durante a conferência, a Comissão apresentou 12 novos projetos emblemáticos do IAT para 2024 que abrangem domínios prioritários da UE, como a transição ecológica, a digitalização e o desenvolvimento de competências. Em especial, os projetos emblemáticos para 2024 colocam a tónica na preparação da administração pública para o futuro. Tal inclui a continuação do projeto emblemático PACE — Cooperação e Intercâmbios entre as Administrações Públicas, cuja aplicação se reveste de grande êxito.
No âmbito da conferência, a comissária Elisa Ferreira apresentou igualmente os resultados do inquérito Eurobarómetro Flash sobre «Compreender os pontos de vista dos europeus sobre as necessidades de reforma», que salienta que os europeus valorizam o facto de a UE disponibilizar conhecimentos especializados e ajudar os Estados-Membros na conceção e execução de reformas numa vasta gama de domínios de intervenção.
Está disponível um comunicado de imprensa sobre os resultados do Eurobarómetro.