A Comissão apresenta hoje uma série de novas iniciativas no âmbito do pacote Mobilidade de Competências e Talentos para tornar a UE mais capaz de atrair talentos de países terceiros e facilitar a mobilidade interna.
As medidas hoje adotadas incluem uma nova Reserva de Talentos da UE destinada a conciliar a procura de mão de obra por parte dos empregadores da UE com a oferta de candidatos a emprego de países terceiros, bem como medidas para promover o reconhecimento das qualificações e a mobilidade dos aprendentes.
O esforço da União para colmatar a escassez de mão de obra no seu território começa dentro de portas e passa por apostar em força na melhoria das competências, na reconversão profissional e no aproveitamento do potencial inexplorado da mão de obra da UE em benefício do mercado interno.
No entanto, também é preciso atrair competências e talentos de todo o mundo para suprir as necessidades dos Estados-Membros.
As iniciativas, explicadas em pormenor no comunicado de imprensa, apoiarão os Estados-Membros na corrida mundial aos talentos.