A Comissão Europeia lança hoje o Corpo Europeu de Solidariedade que visa promover oportunidades concretas de solidariedade para jovens europeus (de 18 a 30 anos) onde mais é necessário e com vários formatos – voluntariado, estágio, trabalho.
O Corpo vai responder às necessidades de comunidades vulneráveis, de estruturas nacionais e locais num vasto leque de temas como alimentação, limpeza de florestas ou integração de refugiados. Ao fomentar a solidariedade, os participantes vão ajudar, aprender, conhecer novas realidades e desenvolver competências essenciais para a sua carreira.
O Corpo Europeu de Solidariedade tem como base os atuais programas profissionais e de voluntariado da UE destinados aos jovens, e utiliza as redes já existentes de emprego, educação e os atores da sociedade civil de toda a Europa. Esta iniciativa é desenvolvida em estreita parceria com os Estados-Membros, as autoridades locais e as ONG.
A participação como voluntário terá a duração de dois meses a um ano. Para obter um emprego, o período mínimo será de quatro meses.
Os candidatos que pretendam aderir ao Corpo Europeu de Solidariedade e as entidades que procurem obter a ajuda dos seus membros, poderão fazê-lo através portal: europa.eu/solidarity-corps
Para mais informações:
- Corpo Europeu de Solidariedade
- https://ec.europa.eu/info/eu-solidarity_pt
- http://europa.eu/rapid/press-release_IP-16-4165_pt.htm