Uma delegação da Comissão dos Direitos das Mulheres e da Igualdade de Género (FEMM) do Parlamento Europeu desloca-se ao Funchal e a Lisboa a 30 e 31 de outubro de 2017 para aferir no terreno a situação socioeconómica das mulheres portuguesas e o impacto da crise no mercado de trabalho em setores maioritariamente femininos, como o turismo.

A delegação de sete eurodeputados de cinco países irá encontrar-se com representantes de sindicatos, associações de mulheres, organismos governamentais e decisores políticos.  As medidas que estão a ser tomadas no combate à prostituição também constam da agenda.

Os eurodeputados fizeram questão de se deslocar ao Funchal para aferir as condições das mulheres numa região ultraperiférica, onde uma das principais atividades económicas – o turismo – emprega maioritariamente mulheres.

A delegação será liderada pela deputada lituana e presidente da Comissão FEMM Vilija Blinkevičiūtė e contará com os deputados portugueses João Pimenta Lopes (vice-presidente da Comissão FEM) e Liliana Rodrigues.

Programa