Uma delegação da Comissão das Pescas do Parlamento Europeu desloca-se entre 22 e 24 de maio à Madeira para aferir no terreno as necessidade do setor, tendo em vista apoiar a atividade à luz da proposta do PE de criação de um fundo específico para a pesca nas regiões ultraperiféricas, aprovada em abril.

A Região Autónoma da Madeira tem um elevado número de pescadores, contando com uma indústria da pesca extensiva e projetos de aquacultura que representam milhares de empregos no arquipélago. A ameaça ao peixe-espada preto, que representa metade das capturas, levanta desafios à atividade, como a renovação da frota e a necessidade de diversificação dos produtos da pesca.

Para conhecer as necessidades reais do setor, seis eurodeputados, provenientes de três países, terão encontros com o presidente do Governo Regional da Madeira e membros do governo, com deputados à Assembleia Regional, com representantes de empresas ligadas à pesca e com pescadores.

Da agenda, constam ainda visitas a empresas de aquacultura e outras ligadas ao setor e a diversos portos de pesca.

A delegação será liderada pelo deputado polaco e vice-presidente da Comissão das Pescas Jaroslaw Walesa (Partido Popular Europeu, PPE) e contará com os deputados portugueses Cláudia Monteiro de Aguiar (PPE) e Ricardo Serrão Santos (Socialistas & Democratas).

Conheça o programa provisório do evento!

Mais informação:

Relatório sobre a gestão das frotas de pesca registadas nas regiões ultraperiféricas

Comunicado de imprensa sobre o fundo para as pescas nas RUP