A Comissão está hoje a emitir orientações políticas para uma transição justa e inclusiva para a neutralidade climática, a fim de complementar o pacote relativo à concretização do Pacto Ecológico apresentado em julho.
A proposta de recomendação do Conselho estabelece orientações específicas para ajudar os Estados-Membros a elaborar e aplicar pacotes de políticas que abordem de forma abrangente os aspetos sociais e de emprego pertinentes relacionados com a transição. Também em consonância com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu, a Comissão adotou hoje quatro propostas destinadas a apoiar a transição para uma mobilidade mais limpa, mais ecológica e mais inteligente e a modernizar o sistema de transportes da UE.
Pode acompanhar a conferência de imprensa do vice-presidente executivo Timmermans e dos comissários Schmit e Vălean ao vivo no canal EbS.
Mais informações sobre uma transição justa para a neutralidade climática no comunicado de imprensa, no documento com perguntas e respostas, e na ficha informativa.
Mais informações sobre as novas propostas de transporte para viagens mais eficientes e sustentáveis no comunicado de imprensa.
Além disso, estão disponíveis quatro documentos com perguntas e respostas:
- Revisão do Regulamento RTE-T
- Sistemas de transporte inteligentes
- Plano de Ação para impulsionar os serviços ferroviários de longo curso e transfronteiriços de passageiros
- Quadro Europeu de Mobilidade Urbana
Estão igualmente disponíveis quatro fichas informativas:
- Criação de uma rede transeuropeia de transportes ECOLÓGICA E EFICIENTE
- Melhorar a SEGURANÇA RODOVIÁRIA E O CONFORTO DOS CONDUTORES através da digitalização
- Impulsionar o transporte ferroviário de passageiros de LONGO CURSO E TRANSFRONTEIRIÇO
- Novo Quadro Europeu de Mobilidade Urbana