A Comissão publicou hoje uma proposta de Recomendação do Conselho sobre a aprendizagem para a sustentabilidade ambiental.
O objetivo da proposta é ajudar os Estados-Membros, as escolas, as instituições de ensino superior, as organizações não governamentais e todos os prestadores de ensino a dotar os alunos de conhecimentos e competências em matéria de sustentabilidade, alterações climáticas e ambiente. Um novo Quadro Europeu de Competências para o Desenvolvimento Sustentável, publicado pelo Centro Comum de Investigação, disponível também a partir de hoje, identifica as competências necessárias para a transição ecológica, incluindo o espírito crítico e de iniciativa, o respeito pela natureza e a compreensão do impacto das ações e decisões quotidianas no ambiente e no clima mundial. A proposta da Comissão convida os Estados-Membros a proporcionarem aos aprendentes de todas as idades o acesso a uma educação e formação inclusivas e de elevada qualidade sobre as alterações climáticas, a biodiversidade e a sustentabilidade. Apela igualmente à mobilização de fundos nacionais e europeus para investir em infraestruturas, formação, instrumentos e recursos ecológicos e sustentáveis, a fim de aumentar a resiliência e a preparação da educação e da formação para a transição ecológica. Mais informações no novo portal do Espaço Europeu da Educação e no Está igualmente disponível um comunicado de imprensa.