A partir do próximo ano universitário, Portugal terá cinco cursos na rede do Mestrado Europeu em Tradução (EMT, na sigla em inglês) durante o período 2024-2029. Os resultados das candidaturas apresentadas pelas universidades europeias foram conhecidos a 6 de junho, tendo resultado de um processo de seleção conduzido pela Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia.
O Mestrado Europeu em Tradução é uma iniciativa pan-europeia que atribui uma marca de qualidade a programas universitários de mestrado em tradução que satisfaçam certas normas profissionais e necessidades do mercado. O principal objetivo do EMT, em consonância com as prioridades da UE para o ensino superior, consiste em melhorar a qualidade da formação dos tradutores para facilitar a integração de jovens especialistas em línguas no mercado de trabalho.
Os cursos de tradução selecionados integram uma rede de cursos, beneficiando do quadro de competências EMT que tem vindo a ser adotado por um número crescente de universidades, tanto dentro como fora da Europa.
Em Portugal, os cursos de mestrado em tradução da rede EMT para o período de 2024-2029 são os seguintes:
- Braga: Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue (MTCM)
Universidade do Minho, ELACH (Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas) - Coimbra: Mestrado em Tradução
Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras - Lisboa: Mestrado em Tradução
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras - Porto: Mestrado em Tradução e Serviços Linguísticos
Universidade do Porto, Faculdade de Letras - Porto – S. Mamede de Infesta: Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas
Instituto Politécnico do Porto – IPP, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto – ISCAP, IPP
Consulte nesta ligação a lista completa dos cursos EMT na Europa.