Os Presidentes das instituições da UE, os Chefes de Estado ou de Governo, os parceiros sociais e outras partes interessadas reúnem-se, hoje em Gotemburgo, na Suécia, para a primeira Cimeira Social da UE em 20 anos, onde irão debater a forma de promover a equidade no emprego e no crescimento na União Europeia.

Por ocasião desta Cimeira, o Parlamento Europeu, o Conselho e a Comissão Europeia vão proclamar conjuntamente o Pilar Europeu dos Direitos Sociaisanunciado pelo Presidente Juncker no discurso de 2015 sobre o estado da União e apresentado pela Comissão em abril de 2017. Esta proclamação irá sublinhar o compromisso conjunto dos dirigentes da UE de manter e promover os 20 princípios e direitos consagrados no Pilar.

A Cimeira Social incidirá na forma de tirar o maior partido das novas oportunidades e de abordar desafios comuns que se colocam aos mercados de trabalho e aos modelos de proteção social atuais e futuros. Baseando-se na perspetiva e na experiência de cada país, os debates contribuirão para moldar um futuro melhor para os europeus. Estes debates serão estruturados em torno de três sessões de trabalho paralelas, nas quais serão abordados os seguintes temas: «acesso ao mercado de trabalho», «condições de emprego e de trabalho equitativas» e «apoiar as transições entre empregos». Estas reuniões serão transmitidas na Internet, permitindo que as pessoas acompanhem o debate em toda a Europa.

A Cimeira é um marco do debate sobre o futuro da Europa lançado pelo Livro Branco da Comissão Europeia e pelo Roteiro para uma União Mais Coesa, Mais Forte e Mais Democrática. Constituirá uma oportunidade única para as principais partes interessadas promoverem a dimensão social da UE e dos seus Estados-Membros.

Para mais informações

Sítio Web Cimeira Social para o emprego e o crescimento equitativos

Fichas informativas:

Página Web do Pilar Europeu dos Direitos Sociais

Texto oficial do Pilar Europeu dos Direitos Sociais