A Comissão anunciou hoje os resultados do convite à apresentação de propostas para redes de doutoramento das ações Marie Skłodowska-Curie 2022 (MSCA). Será atribuído um total de 429,4 milhões de euros a 149 programas de doutoramento de excelência para formar mais de 1 650 doutorandos altamente qualificados, desenvolver os seus talentos e a sua empregabilidade a longo prazo.
Entre estes, 14 doutoramentos industriais irão formar investigadores e desenvolver as suas competências fora do meio académico, em especial na indústria, nas empresas e no setor público, enquanto 12 doutoramentos conjuntos oferecerão formação integrada conducente a diplomas conjuntos ou múltiplos.
Os programas selecionados abrangem todas as disciplinas científicas e a investigação incidirá sobre domínios como a conceção de materiais e componentes avançados para sistemas inovadores de armazenamento de energia, a integração da inteligência artificial na investigação sobre segurança rodoviária ou o estudo de novas terapias contra recidivas e metástases provocadas pelas células estaminais oncológicas.
Os programas de doutoramento financiados são implementados através de parcerias internacionais, abrangendo mais de 1 100 organizações sediadas em 62 países da UE, países associados ao Horizonte Europa e não só, designadamente 403 organizações do setor privado e 796 do setor público. Desde 2014, as MSCA financiaram 1 330 programas de doutoramento. A aprendizagem ao longo da vida é uma das prioridades do Ano Europeu das Competências 2023, que se centrará em ajudar as pessoas a obter as competências adequadas para empregos de qualidade.
Mais informações estão disponíveis aqui.