O Serviço Europeu para a Ação Externa (SEAE) está a dar um novo passo no sentido de construir uma diplomacia europeia comum e uma política externa europeia mais fortes.
O SEAE está a iniciar um projeto-piloto para criar uma verdadeira Academia Diplomática Europeia. Foram selecionados 42 jovens diplomatas europeus para participar num programa de 9 meses que teve início em 29 de agosto no campus do Colégio da Europa em Natolin (Polónia).
Serão formados sobre as políticas externas e de segurança da UE, com o objetivo de adquirir aptidões e competências para promover e defender eficazmente os princípios e interesses da UE no mundo.
«Num mundo mais difícil, com crises complexas, a UE precisa de ter uma voz diplomática mais forte. Precisamos de diplomatas melhor formados e preparados a contribuir para a política mundial. Estamos a criar a Academia Diplomática Europeia com o objetivo de criar um verdadeiro corpo diplomático europeu que reforçará ainda mais a nossa ação europeia a nível mundial», afirmou Josep Borrell, alto representante da UE para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.
Após um período inicial de construção de equipas de duas semanas em Natolin, o programa principal será organizado no campus do Colégio da Europa em Bruges (Bélgica). Será complementada por visitas de estudo regulares às instituições europeias em Bruxelas, bem como às organizações relevantes para a ação externa europeia e a política externa e de segurança, como a NATO.
Centrar-se-á em 10 áreas de estudo e incluirá os seguintes formatos de formação: trabalho em grupo, jogos de simulação/simulações de papéis, casos de estudos, apresentações escritas e orais, debates, debates em sala de aula, exercícios individuais e aprendizagem on-line.
Os participantes são oriundos dos Estados-Membros da UE, da Ucrânia, da Geórgia, da Moldávia, da Turquia, dos países dos Balcãs Ocidentais e das instituições da UE. O programa realizar-se-á em formato residencial, com o objetivo de permitir que os participantes vivam, estudem e trabalhem em conjunto ao longo do ano académico, contribuindo assim para a criação de redes.