A Comissão e a Agência Europeia do Ambiente (AEA) publicaram o segundo relatório de acompanhamento e prospetiva da poluição zero, que apresenta uma panorâmica do trabalho da UE para cumprir as metas de poluição zero para 2030. A Comissão publicou também o seu quarto relatório sobre o Programa Ar Limpo.
Os relatórios mostram que as políticas da UE contribuíram para reduzir a poluição atmosférica, a utilização de pesticidas e o lixo de plástico no mar. No entanto, os níveis de poluição continuam a ser demasiado elevados, em especial devido ao ruído nocivo, às libertações de microplásticos para o ambiente, à poluição por nutrientes e à produção de resíduos. De acordo com os relatórios, é necessária uma ação muito mais forte na UE para alcançar as suas metas de redução da poluição para 2030.
Os princípios da poluição zero devem ser integrados em todas as políticas e devem ser envidados esforços a todos os níveis para assegurar novos progressos. Neste contexto, a promoção da economia circular da UE ajudará a reduzir o consumo de recursos e, por conseguinte, aliviará as pressões sobre os ecossistemas e a saúde humana. Por último, a ação em matéria de poluição zero, nomeadamente através do Plano de Ação para a Poluição Zero, apoiará a transição sustentável da economia da UE e torná-la-á mais competitiva.
Mais informações nesta notícia.